A água é um bem essencial sendo fundamental para grande parte das funções vitais do nosso organismo, representando cerca de 70% do peso corporal de um adulto e 50% do peso corporal de um idoso. Sabe-se que a sua ingestão deve variar entre 1,5 a 2 litros por dia, que equivale entre 8 a 10 copos de água. Mas será que, ao ingerirmos um copo de água, o assumimos e contabilizamos como sendo uma etapa do Plano de Hidratação diário?

A fim de obter um adequado Plano de Hidratação, deve preferir o consumo de água e infusões ao longo do dia, sem adição de açúcar, em detrimento de outros líquidos, bem como o consumo de alimentos ricos em água, suprindo as necessidades diárias, que podem variar entre 2,7 a 3,7 litros por dia. Promover um adequado Plano de Hidratação ao longo do dia, associado a escolhas alimentares inteligentes, promovendo o consumo de alimentos ricos em água, que potenciem um estado de hidratação ideal é assumir um comportamento responsável e sustentável para si e para todos aqueles que partilham o tempo consigo e que seguem o seu exemplo.

Dê início a um estilo de vida repleto de hidratação com pequenos passos, iniciando o caminho que todos temos a percorrer, na adoção de uma alimentação saudável, promotora de saúde e felicidade, começando pelo aumento do consumo de água na forma líquida e através dos alimentos que consome, tanto para si como para todos os que o rodeiam, desde a tenra idade até ao fim da vida.

Zélia Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Dietistas e Membro do Conselho Executivo do Movimento 2020.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0527N

A água é um bem precioso para o nosso organismo. Sabe porquê?