Sabe-se que cerca de 60% da nossa constituição corporal é água e que uma ingestão adequada é de cerca de 2 a 2,5 litros por dia, proveniente dos alimentos e bebidas.
A água é essencial para praticamente todas as nossas funções corporais, auxiliando também na eliminação de toxinas. Quando estamos desidratados, verificam-se reduções da performance física e cognitiva, dores de cabeça e, alteração da termorregulação corporal e da função cardiovascular, podendo provocar “danos” estéticos na nossa pele, como a celulite.

A celulite aparece assim, quando há comprometimento na microcirculação sanguínea e acumulação dos resíduos de gordura na hipoderme (camada profunda da pele), com maior incidência na mulher. Seja pelo início da puberdade, seja devido ao stress diário, por exemplo. Ainda, entre outras causas, encontramos os maus hábitos alimentares, como o excesso de consumo de alimentos gordos, excesso de sal e uma ingestão hídrica (água) inadequada.

Deste modo, considera-se como um dos tratamentos da celulite uma reeducação alimentar, passando precisamente por uma correta hidratação (cerca de 7 a 8 copos de água por dia). Uma ingestão hídrica adequada ajuda a reduzir a celulite, como que preenchendo os espaços entre a gordura depositada, além de manter a nossa pele saudável.

Mas aliada a uma correta hidratação para a diminuição da celulite, encontramos a necessidade de reduzir o sódio alimentar. O excesso de sal na alimentação pode ser causador de retenção hídrica e alteração da circulação sanguínea, causando “pernas inchadas” e promovendo o efeito contrário.

Deste modo, substitua o sal de adição por especiarias e ervas aromáticas e evite o consumo de refeições pré-confecionadas e produtos de charcutaria e enlatados (produtos por norma ricos em sódio).
Algumas estratégias para manter um bom estado de hidratação passam, além da ingestão de água, ou outras bebidas simples (sem adição de açúcar), como águas aromatizadas ou infusões/chás; 
pela ingestão de alimentos ricos em água (como as frutas e hortícolas) e, o consumo de sopa às refeições principais. Veja aqui outras dicas para se manter hidratado.

Joana Costa, Nutricionista do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2074N

Como combater a celulite? Beba água!