Vários frascos e garrafas com água e frutas. Frutas a acompanhar

No verão, a maior dificuldade não é suportar o calor das horas que se passam na praia, mas sim manter-se hidratado. Com a elevada exposição solar, perdemos água e minerais através da transpiração e o desajuste entre a perda de água e a sua reposição pode levar a situações de desidratação que causam sintomas como fraqueza, tonturas, dor de cabeça, falta de concentração…

  • Beba água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede. Não gosta de água? Faça a sua água aromatizada em casa com citrinos, canela, hortelã… evitando a adição de açúcar;
  • Experimente a água de coco! Escolha uma sem adição de açúcares e beba-a bem fresca. É pouco calórica e rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos perdidos pelo suor;
  • Leve fruta consigo para a praia! Escolha fruta rica em água, como o abacaxi, a melancia, o melão, o morango, a pêra e a laranja. Para além de serem ótimas fontes de água, são ricas em nutrientes!
  • Os chás/infusões frias, são uma boa opção para quem não aprecia água nesta estação do ano. Prepare uma infusão, sem adição de açúcar, deixe-a durante a noite no frigorífico. No dia seguinte está bem fresca e pronta a levar para a praia!
  • Os sumos de fruta são uma boa forma de manter a hidratação. Evite a adição de açúcares e não abuse na quantidade de sumos de fruta que bebe por dia.

Joana R. Malheiro,
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 3107N

Como manter a hidratação nos dias de praia?