A hidratação do nosso corpo é essencial e fundamental para a saúde.
Para que o organismo funcione bem, é necessário que se beba diariamente entre 2 a 2,5 litros de água, sendo que alguma vem adicionada aos alimentos que ingerimos.
Sugerimos algumas dicas para o ajudar nesta tarefa:

  • Não gosta de beber água? Existem muitas bebidas alternativas saudáveis que lhe fornecem água como os chás e infusões, inclusive com sabor a frutos. Faça a sua bebida aromatizada em casa, adicionando gotas de citrinos, folhas de hortelã, pau de canela ou raspas de gengibre. Evite a adição de açúcar.
    Dica de Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
    Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1581N
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  • Não espere para ter água engarrafada em casa para beber água. A água da rede pública é, além de segura, barata e ecológica – pense na quantidade de plástico que está a poupar ao ambiente. Em Portugal, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos disponibiliza informação referente à qualidade da água. Pesquise a composição da água no seu concelho, mas lembre-se que a água que bebemos necessita conter sais minerais como o sódio, o potássio, cálcio e magnésio, não devendo ser 100% purificada.
    Dica de Cláudia Marques, Dietista de Eat Like You Mean It.
    Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0867D e de Liliana Oliveira, Dietista do Movimento 2020 e Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2005N
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  • Sabia que, genericamente, uma criança necessita de 6 a 8 copos de fluidos por dia? Assim, tenha água facilmente acessível, e coloque uma garrafa de água na lancheira do seu filho! Pode também optar por bebidas sem adição de açúcar como sumos 100%, infusões (frias ou quentes), smoothies, granizados ou sorvetes.
    Dica de Joana Pardal, Nutricionista do Jumbo.
    Membro da Ordem dos Nutricionsitas nº1636N
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  • Um delicioso chá quente ou fresco, em que se juntam as essências de um chá verde com citronela e maçã verde, ou frutos vermelhos e papaia, é o ideal para levar para o trabalho ou ao pequeno-almoço. Para quem prefere os sumos, uma papaia bem madura e um abacaxi com o sumo de uma lima e umas folhas de hortelã e stevia, combinam muito bem para conseguir um sumo fresco, adaptado a qualquer altura do ano.
    Dica de Chef Fábio Bernardino, chef das receitas do Programa de Alimentação Saudável, Travel & Flavours e membro do Conselho Executivo do Movimento 2020
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  • Durante o treino/caminhada tenha sempre consigo uma garrafa de água de 33cl. É pequena, leve e mantém-nos hidratados. Guarde a garrafa no saco, mesmo vazia, para usar no próximo treino.
    Dica de Teresa Almeida de Portugal em Forma

Dicas práticas para se manter sempre hidratado