Fim das dores de costas na cozinha

As suas costas tremem cada vez que pensa em cozinhar? A angústia de trabalhar sobre a bancada ou o fogão superam o prazer de receber os amigos para jantar?

Experimente estes truques fáceis e dê um novo ânimo à sua arte na cozinha!

Tenha um pé mais alto que o outro quando trabalha na bancada

O facto de ter uma perna dobrada faz com que a coluna lombar fique mais estável e menos sujeita a tensão. Basta abrir a porta do armário e ter um pé apoiado na parte de dentro, geralmente mais alta que o nível do chão. Quando não há armário, use um degrau, um bloco de yoga ou reutilize uma caixa onde o seu pé se possa apoiar confortavelmente.

Varie o contexto

Se tem várias tarefas para fazer vá alternando, de forma a que o corpo não esteja na mesma posição durante muito tempo. Pode sentar-se ou apoiar um joelho num banco para fazer algumas tarefas, como cortar vegetais ou misturar ingredientes.

Se tem um compasso de espera, alongue

Tem que esperar uns segundos pelo micro-ondas ou pela chaleira? De pé, encoste as costas à parede com os joelhos semifletidos, para descomprimir a coluna lombar. Em alternativa, de pé em frente à bancada, apoie as mãos e espreguice o corpo em L, alongando as costas e a parte de trás das pernas. Ainda mais fácil: sente-se e deixe o corpo cair para a frente, como se tivesse adormecido. Bastam 10 a 15 segundos de pausa de cada vez. Vai ver que gerir o esforço das costas na cozinha vai ser mais fácil.

Simplifique

Para aqueles dias em que o corpo está mesmo relutante, opte por pratos simples e rápidos ou que requeiram pouca presença. Podem ser, por exemplo, os que vão ao forno com pouca preparação prévia. Quando cozinha pratos mais complexos, aproveite e faça uma dose maior para congelar. Assim, nesses dias vai ter uma solução rápida, caseira e amiga das suas costas!

Teresa Fernandes, Fisioterapeuta

O fim das dores de costas na cozinha