Todos sabemos que faz-nos bem comer fruta e vegetais com frequência, certo? São ricos em vitaminas, em minerais, antioxidantes e fibras, trazendo benefícios a todos e em todas a situações. Às vezes quase parece um pouco a “cura de todos os males”.

Mas e se lhe dissermos que o seu consumo também o fará feliz a si e à sua família?

Um estudo recente feito em parceria por investigadores ingleses e australianos veio demonstrar que existe uma relação comprovada entre o aumento do consumo de vegetais e fruta e a felicidade. Curioso não é? Aliás, quem praticamente não consumia estes alimentos e passou a consumir 8 porções por dia, verificou um aumento de felicidade que pode ser comparável à sensação de encontrar um novo emprego.

Ainda está por provar qual a substância ou razão por trás deste aumento na felicidade com o consumo de hortofrutícolas, apesar de outros estudos terem já feito pesquisa nesta área e associado a algumas substâncias como os carotenóides e alguns antioxidantes. Uma coisa é certa: todos nos sentimos mais satisfeitos quando fazemos algo por nós próprios e estamos a cuidar da nossa saúde. E só por aí, a felicidade já pode ser potenciada. Por exemplo, quem é que não se sentiu “mais magro” ao segundo dia de alteração alimentar só de saber que a estava a pôr em prática? Se, a esta sensação, for adicionada a perceção real dos benefícios físicos que está a sentir e do aumento na sua qualidade de vida, tem dúvidas de que o consumo destes alimentos o fará mais feliz?

Por fim, uma sugestão para todas as mães e pais que têm os seus filhos na escola: porque não apostar na fruta e legumes ao lanche, uma forma mais saudável de alimentação para quando a barriga dá horas a meio do meio.

E atenção que não são só eles. Os pais também sentem alguma ansiedade nestes momentos, por isso, não se esqueça de levar uma maçã ou cenoura extra só para si!

Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome. 


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0759N.

O caminho para a felicidade! As frutas e vegetais.