Se com a chegada do frio pensa automaticamente “é impossível ser saudável no inverno”, desengane-se! Quando a temperatura lá fora baixa, o nosso organismo pede alimentos mais calóricos para conseguir manter a temperatura do corpo e a nossa cabeça pede refeições quentes e confortáveis. Mas alimentos mais calóricos, quentes e confortáveis não têm que significar alimentos pouco saudáveis.

Há alguns truques que pode por já em prática para o ajudar a manter-se saudável e em forma durantes estes meses mais frios, ajudando-o a ultrapassar barreiras com que se depara nesta altura do ano:

  • Coma devagar. Ficar saciado não significa o seu estômago estar cheio, é uma resposta química do seu cérebro. Este mecanismo leva cerca de 20 a 30 minutos a atuar, por isso ao comer devagar não só saboreia mais a sua refeição, como não ingere calorias desnecessárias;
  • Distinga “fome” de “apetite”. Controlar o apetite implica controlar um desejo psicológico e, apesar de difícil, é possível! Ganhe consciência das situações stressantes que desencadeiam vontade de comer alimentos reconfortantes e arranje estratégias para cada uma delas. Se sentir sempre vontade de atacar um chocolate inteiro após um mau dia no trabalho, opte por espairecer com uma caminhada;
  • Se o inverno obriga a que passe mais tempo em casa, aproveite para envolver aqueles que mais gosta na preparação das refeições, organizando concursos e testando novas receitas quentes, reconfortantes, mas sempre saudáveis;
  • Para combater o humor mais cinzento que lhe podem trazer os dias chuvosos, pratique atividade física. A sua prática regular, para além de ajudar a controlar o peso, estimula vários componentes químicos que o ajudam a ficar mais feliz e descontraído, aumenta a sua auto-estima, promove a produção de energia e ajuda-o a dormir melhor.

E lembre-se sempre que é possível ser feliz, saudável e motivado, mesmo nos dias mais longos e frios – é tudo uma questão de atitude!

 

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.

4 dicas para se manter saudável no Inverno