O AirFit tem surgido nos últimos meses como uma excelente alternativa de aula na qual é promovida a melhoria do sistema cardiovascular através do movimento sobre um trampolim.

Esta atividade tem semelhanças com o Power Jump e exercita, ao longo de 45 minutos, vários grupos musculares através de movimentos enérgicos, ritmados e de intensidade crescente durante as nove faixas musicais.
Esta aula trar-lhe-á melhorias em relação ao seu sistema cardiovascular, estabilidade do core, agilidade e até densidade óssea.

A explicação é bem simples: a instabilidade proporcionada pelo trampolim irá fazer com que o seu corpo procure constantemente uma adaptação e equilíbrio postural, resultando na melhoria da sua capacidade de coordenação, equilíbrio e proprioceção.
Outra das vantagens desta aula face a atividades como correr ou fazer agachamentos é que exerce uma menor pressão nas articulações e ossos na execução do movimento.

Em termos metabólicos, a grande vantagem do AirFit é o grande número de calorias despendido – poderá variar entre as 600 e as 800 calorias, dependendo do praticante.
A verdade é que não sentirá o esforço de uma forma tão presente como quando corre ou executa alguns exercícios no ginásio: nesta aula nem dará pelo tempo passar! Além disso, como esta atividade acelera o seu metabolismo, o seu corpo vai queimar mais calorias posteriormente.

O AirFit é, portanto, uma atividade física com várias vantagens para o seu bem-estar:

Eficiente em pouco tempo de treino
Um treino de 45 minutos terá um impacto imediato no seu corpo: são trabalhados vários grupos musculares e também o sistema cardiovascular.

Menor pressão nas articulações e ossos que a corrida
É um exercício de menor impacto para as nossas articulações do que, por exemplo, correr na passadeira.

Música sempre presente
A aula consistirá em 9 faixas musicais que irão de certeza melhorar a sua disposição para o resto do dia!

Elevado consumo calórico
O gasto calórico também é elevado – em 45 minutos de treino poderão ser consumidas entre 600 a 800 calorias.

Este é um treino completo
No AirFit sentirá o trabalho desenvolvido em vários grupos musculares, com maior impacto nos membros inferiores.

Diversão sempre presente
Esta é uma aula extremamente divertida e dinâmica na qual nem dará pelo tempo passar!

 

Filipe Costa
Técnico de Exercício Físico nº 26546
Instituto Português do Desporto e Juventude

AirFit – ginástica em voo!