Sabia que a vitamina C é importante para uma boa recuperação do organismo após a prática de exercício físico? Reforce a sua alimentação com vitamina C, a qual contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário durante e após o exercício físico intenso, para a redução do cansaço e da fadiga, entre outros benefícios. Deve ingerir mais 200mg que o valor de referência desta vitamina (80mg), para beneficiar da sua proteção. Aqui estão alimentos ricos em vitamina C: kiwi, laranja, morango, framboesa, clementina, papaia, couves, agrião, espinafres, grelos e pimentos. Conheça os valores de vitamina C de alguns alimentos na tabela abaixo.

Valores de vitamina C por 100g de alguns alimentos
Alimento…………………….Vitamina C (mg)
Couve Portuguesa ……….90
Pimento ……………………..90
Grelos de couve……………79
Agrião ………………………..77
Kiwi …………………………..72
Papaia ……………………….68
Laranja ………………………57
Morango ……………………47
Clementina ………………..40
Espinafres ………………….35
Framboesa …………………30

Referência: Tabela da Composição de Alimentos.
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2007.

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.

Combata o cansaço com Vitamina C!