Costuma hidratar-se durante a prática de exercício físico? E como é que faz essa hidratação? As bebidas desportivas fornecem energia pelo seu conteúdo em hidratos de carbono. São também vantajosas para a hidratação, uma vez que fornecem eletrólitos (especialmente sódio) fundamentais para o equilíbrio de fluidos no organismo, facilitando a sua absorção. Se gosta de utilizar bebidas desportivas saiba quais as caraterísticas mais importantes que deve ter em conta para selecionar a que melhor se adapta a si.

Concentração e tipo de hidratos de carbono
A concentração ótima da sua bebida depende das condições individuais e ambientais no momento do exercício. Contudo o intervalo recomendado corresponde entre 30 a 60g de hidratos de carbono por litro. É importante verificar a quantidade de hidratos de carbono da bebida que consome, uma vez que, doses elevadas (>10g/L) poderão causar distúrbios gastrointestinais.

Relativamente ao tipo de hidratos de carbono, selecione uma bebida que não contenha apenas 1 tipo. Deve selecionar, por exemplo, uma bebida com combinação entre glucose, maltodextrina, frutose e sacarose. Tendo em consideração que a frutose é a que deve surgir em menor percentagem, uma vez que este tipo de hidratos de carbono não é absorvido de forma tão rápida quanto os outros.

Composição e concentração de eletrólitos
A bebida que ingere durante o exercício físico deve conter eletrólitos. O principal electrólito a ter em consideração é o sódio (Na), que estimula a absorção de hidratos de carbono e água no intestino delgado e ajuda na manutenção do volume de fluido extracelular. Geralmente está presente na bebida sob a forma de cloreto de sódio (NaCl), o sal. Caso a sua bebida não apresente na sua composição deve adicionar ou selecionar uma bebida diferente. A quantidade recomendada é entre 230 a 690mg de sódio por litro de bebida, de acordo com as condições ambientais, duração da atividade e objetivos específicos.

Componentes aromatizantes
O sabor da bebida é fundamental para a sua ingestão. Durante o exercício físico, a sensação de sede não estimula a ingestão de fluídos até já estar instalado um grau de desidratação. Por isso, a seleção de uma bebida com um sabor agradável é uma boa estratégia para ingerir mais fluidos durante a prática de exercício físico.

Temperatura
A temperatura ideal da bebida situa-se entre os 15 a 20ºC, uma vez que é a temperatura que promove uma melhor absorção. Deixar a bebida no frigorífico e retirar um pouco antes do treino é uma estratégia para conseguir aproximadamente esta temperatura.

Consulte a tabela em baixo para melhor conhecer em que situações a bebida desportiva pode ser vantajosa e quais as suas caraterísticas.

Nutricionista Susana Francisco. Mestre em Exercício e Saúde e Atleta.
Membro da Ordem dos Nutricionistas, nº1409NE. Estagiária na Federação Portuguesa de Atletismo.

Como escolher a bebida desportiva certa