Praticar desporto, quer a nível profissional, quer a nível de manutenção ou lazer, deverá implicar sempre cuidados nutricionais adequados, idealmente um plano nutricional realizado por um nutricionista ou dietista.

Para a prática de desporto temos de ingerir os nutrientes necessários para obter energia e para regular todos os processos do nosso organismo. Se nos alimentarmos corretamente podemos melhorar o desempenho e recuperar melhor após o exercício. Pelo contrário, um consumo desadequado pode resultar em perda de massa muscular, fadiga, tempo de recuperação prolongado e lesões.

Quando se pratica desporto deve-se adequar o consumo de nutrientes e energia (calorias) antes, durante e depois de cada treino; não esquecendo nunca a hidratação, também essencial. A compensação no imediato, das perdas resultantes durante um treino ou prova superior a 1 hora deve ser feita através de snacks como, por exemplo, barras de cereais com fruta, géis de fruta ou bebidas isotónicas. No final, bebidas de recuperação para desportistas, leite com chocolate ou iogurte com frutos secos como nozes, amêndoas e avelãs são boas opções.

Cada uma destas escolhas alimentares é tanto mais adequada quanto o tipo de desporto praticado (as bebidas são mais práticas para corridas enquanto as barras de cereais são mais adequadas para desportos de bicicleta).

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.

Desporto e nutrição, uma dupla obrigatória!