Muitas profissões exigem do nosso corpo a força ou a resistência a que este não está habituado. Seja ao estar sentado demasiado tempo à secretária, sejam as longas horas ao volante (apenas para dar dois exemplos) por vezes o corpo acaba por se ressentir e provocar dor ou desconforto. Siga a nossa sugestão e coloque em prática este conjunto de alongamentos que poderão, não só aliviar um pouco esse desconforto, como ajudar a corrigir a postura. São alongamentos bastante simples e que poderá fazer a meio ou no final do dia, no escritório ou no conforto da sua sala.

De forma a alongar a zona lombar e os músculos da parte posterior da coxa, podemos tentar, com os membros inferiores quase completamente estendidos, tocar com as mãos no chão. Este alongamento deverá ser feito de forma lenta e gradual. Mantenha durante 10 segundos e relaxe. Repita 2 vezes.

Para alongar a zona cervical da coluna poderá relaxar a cabeça deixando-a lentamente descair para um dos lados e, com a ajuda do braço do lado contrário, pressionar ligeiramente de forma a ajudar o alongamento. Mantenha durante 10 segundos, relaxe e faça o mesmo paro o lado oposto. Repita 2 vezes.

Este é um alongamento dirigido à zona dorsal da coluna. Deverá agarrar com as duas mãos algo fixo (uma barra, uma mesa, um armário, por exemplo) e, mantendo o tronco paralelo ao chão e os membros inferiores quase completamente estendidos, deverá sentir o alongamento na sua coluna. Mantenha durante 15 segundos e depois relaxe. Repita 2 vezes.

Após estar muito tempo sentado uma das zonas que mais nos ressentimos são as pernas.
Este alongamento para os quadríceps (parte da frente das coxas) deverá ser feito de forma apoiada numa cadeira, mesa, armário ou, caso consiga, apenas com o seu próprio equilíbrio. Com o corpo alinhado deverá aproximar um calcanhar ao glúteo e, com a ajuda da mão do mesmo lado, manter a posição.
Após manter durante 15 segundos deverá repetir para o outro lado. Controle a respiração.

Este alongamento visa a zona lateral do nosso tronco. Para alongar o dorsal mantenha-se em pé e comece a fletir lateralmente o tronco, com os braços para cima de forma a proporcionar-lhe maior equilíbrio. Execute este alongamento durante 15 segundos, de forma lenta e gradual e repita para o outro lado.

 

Filipe Costa, Técnico de Exercício Físico nº 26546.
Instituto Português do Desporto e Juventude.

Muito tempo sentado? Então estes alongamentos são para si!