Quando somos pequenos gatinhamos e aos poucos começamos a caminhar. No desporto é igual. Se um dos seus objetivos para 2017 é iniciar alguma atividade física ou prática desportiva, vá com calma. Crie os seus objetivos, passo a passo.
Então o plano é começar do zero. Pense num objetivo específico que quer atingir. Perda de peso, ganho de velocidade, flexibilidade, saber fazer alguma habilidade desportiva, preparação para uma competição ou outra. Escreva o seu objetivo, registe o nível em que está e guarde.

Temos 12 meses para dar a volta ao calendário (ou outro timing que tenha), divida-o por fases (trimestres, por exemplo):

1º Passo – janeiro/fevereiro/março
Temos dois desafios nesta fase, estamos no arranque inicial e muitas vezes pensamos que “ainda temos muito tempo” e deixamos para “amanhã”. Outro desafio é que o tempo ainda está frio e há sempre maior resistência (mais desculpas!). Foque-se no seu objetivo e não o largue. Cole um post it no seu espelho com o seu objetivo ou uma frase inspiradora para o motivar – “Hoje eu vou…”. No final de março faça um balanço e meça os seus resultados. Quer seja peso, flexibilidade, velocidade, ou outros.

2º Passo – abril/maio/junho 
O tempo está a melhorar e já estamos num segundo patamar. Nesta fase já deve ver resultados face aos iniciais. Então desafie-se e continue! A entrada da primavera normalmente ajuda à motivação, à saída de casa para ir treinar, até porque temos o verão à porta e o meio do ano para cumprir o nosso objetivo. Mude a frase motivacional – “Estou mais…”. No fim de junho reveja todo o seu percurso e meça resultados. Ajuste o objetivo se necessário. Lembre-se que ainda tem meio ano para atingir o seu objetivo.

3º Passo – julho/agosto/setembro  
É oficial, estamos no verão. Aqui também encontramos vários desafios. Tempo de férias em que normalmente mudamos de horários/rotinas, vamos para fora do nosso “habitat” e do nosso ciclo que conquistámos até aqui. Os dias são maiores o que pode fazer com que “deixe” para depois ou, em alternativa pode aproveitar e rentabilizar ao máximo. Ainda tem o post it do seu objetivo? Pois é, não o largue! Nesta fase já está a ¾ do ano. Mude a frase motivacional – “Este verão vou…”. No fim de setembro reveja todo o seu percurso e meça resultados. Ajuste o objetivo se necessário. Lembre-se que ainda tem 3 meses para o atingir.

4º Passo – outubro/novembro/dezembro
É o último passo. Sente-se confiante para atingir o seu objetivo? Nesta fase deve ter a noção do tempo que dispõe versus aquilo a que se propõe. É a fase crucial para o sucesso ou o fracasso e a segunda opção não é aceitável. Queremos acabar o ano em grande e começar o novo ainda com mais força e com novos objetivos. Por isso, agarre-se ao seu post it e não abdique daquilo que definiu. Afinal fomos nós a estabelecer a nossa própria meta. No final de dezembro compare os resultados que foi obtendo ao longo desta caminhada e festeje os seus sucessos.

Recomece!

Teresa Almeida, Técnica de Exercício Físico nº11611
www.portugalemforma.com

Os 4 passos para cumprir as resoluções desportivas de 2017