Com fevereiro chega sempre a comemoração do dia de São Valentim. Esta é uma oportunidade para os casais se aproximarem ainda mais! E o treino em conjunto pode ser uma boa forma para o conseguir.
Muitas vezes acontece o seguinte: ele vai ao ginásio, ela espera no sofá. Ou ela vai treinar, ele tem ciúmes. Vamos lá ver se nos entendemos. Quando somos dois, na realidade passamos a ser um, ou não seriamos a “cara-metade” um do outro, certo?

Cada um de nós tem o dever de cuidar de si mesmo mas também do outro. Por isso se é o que fica no sofá este artigo é para si! Se dos dois é o que vai ao ginásio não pode parar de ler aqui!

Se pensarmos nos benefícios do exercício físico podemos dizer que:

  • Melhora a função cardiovascular e respiratória;
  • Reduz fatores de risco;
  • Diminui a massa gorda e mantém ou aumenta a massa muscular;
  • Aumenta a força e resistência muscular;
  • Melhora a função imunitária;
  • Atrasa o processo de envelhecimento;
  • Melhora o estado de depressão e ansiedade;
  • Aumenta a sensação de bem-estar e auto-estima.

Assim, a prática de exercício em conjunto é a garantia de um casal que se mantém jovem, com saúde, resistência física e com uma melhor sensação de bem-estar e auto-estima. Boas energias trazem boas energias e, uma coisa é certa: partilhar momentos únicos e super divertidos (além de mais tempo juntos) é sempre um bom plano para qualquer casal.

Antes de iniciarem a atividade física negoceiem um objetivo, uma recompensa e as regras do “jogo”. E não “abram mão” do estabelecido!

Corrida – negoceiem o tempo, o percurso, a velocidade, etc.
Treinos em casa – desafiem-se!
Ginásio – cada um pode escolher a atividade preferida ou ajudarem-se um ao outro.
Dança – dancem juntos! Procurem aulas de dança, praticar dança é óptimo!

Como consequência temos:

Resultados mais rápidos – com a motivação do nosso par e o incentivo para não desistir será muito mais fácil e encorajador ir treinar. É uma competição extremamente saudável e desafiadora.
Menos complexos – por vezes o complexo do corpo pode ser por si só desconfortável para quem inicia atividade física. Se tivermos uma pessoa de confiança do nosso lado será sempre mais confortável e um estímulo para avançarmos.
Menos ciúmes – para relações mais inseguras, praticar atividade física em conjunto pode ajudar a controlar os ciúmes uma vez que partilham o mesmo espaço, grupos de interesse o que facilita a proximidade da relação.
Menos erros – treinar acompanhado pode significar melhor postura quando estamos a executar os exercícios mas também menos erros na alimentação, menos faltas nas idas ao treino. Logo melhores resultados para ambos! Um puxa pelo outro!
Vida sexual ativa – estudos comprovam que o exercício físico melhora a vida sexual. Vimos atrás que promove também a melhoria da auto-estima o que contribui para a qualidade do sexo e promove ainda mais a união do casal. A libertação da hormona do “bem-estar” (endorfina) estará mais presente.
Fim de insónias – o exercício proporciona o sono mais profundo e, consequentemente se ambos praticarem exercício físico, tendencialmente o sono não será mais interrompido por insónias e a noite será de descanso, agarradinhos um ao outro.

Quer mais motivos para praticar exercício com a sua cara-metade?

Teresa Almeida, Técnica de Exercício Físico nº11611.

www.portugalemforma.com

Todas as razões para treinar com a sua cara-metade.