Se não pratica desporto ou qualquer tipo de exercício físico, nunca é tarde para começar. No entanto, antes de o fazer, consulte o seu médico e realize um check-up.

A recomendação é válida para qualquer pessoa, embora seja especialmente importante para os homens com mais de 45 anos ou mulheres acima dos 55.

Até aos mais jovens é aconselhável uma visita ao consultório, se nos últimos meses não praticaram exercício pelo menos meia hora por dia, três dias por semana.

Existem ainda diversos sintomas ou estados que tornam a visita ao médico absolutamente fundamental:

  • Na gravidez;
  • Se sofre de doenças de coração, asma ou outras doenças pulmonares, diabetes ou artrites;
  • Se tem dor ou desconforto no peito e nos braços, ou a sensação de enjoo durante o exercício (pode ser sinal de algum problema ao nível do coração ou pulmões);
  • Se fica com os tornozelos inchados ou com um batimento cardíaco muito acelerado;
  • Se tem níveis de pressão arterial ou colesterol elevados;
  • Se tem frequentemente dores nas articulações, especialmente joelhos e tornozelos.

Por isso já sabe, antes de iniciar a prática de exercício, siga o ditado à risca e previna, para não ter de remediar. Consulte o seu médico.

Artigo revisto por Filipe Costa, Técnico de Exercício Físico nº 26546.
Instituto Português do Desporto e Juventude.

Vai iniciar a prática de exercício físico? Há algo que deve fazer primeiro.