Maio é o mês do coração!

É uma boa altura para alterar os nossos hábitos e começar a viver de forma mais saudável. Uma das primeiras coisas a mudar é a alimentação. Por isso, o Programa Vida Saudável convida todos a participar no passatempo Receitas do seu Coração.

Até final do mês, convidamos os participantes a criar receitas originais usando pelo menos um dos três ingredientes que sugerimos aqui todas as semanas. Cada participante deve publicar uma foto da receita que criou no seu mural de Facebook. Esta publicação deve incluir também:

  • nome da receita;
  • lista dos ingredientes;
  • modo de preparação;
  • as hashtags: #vidasaudaveljumbo #receitasdocoracaojumbo
  • a menção à página de Facebook do Jumbo: @jumbo

Até 31 de maio, ganhe prémios deliciosos!

Em cada semana haverá um desafio culinário dedicado a uma das refeições do dia (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar) e com três ingredientes à escolha. O vencedor de cada desafio levará para casa um cabaz Qilive com uma liquidificadora, um espremedor de citrinos, uma balança electrónica e uma varinha mágica!

As receitas vencedoras serão também publicadas no site do Programa Vida Saudável!

Conheça aqui o regulamento do passatempo e prepare-se para pôr mãos à obra na cozinha!

Vencedores!

Parabéns a todos os concorrentes, recebemos receitas fantásticas. E estas são as participações vencedoras:

1ª Semana - Pequeno-almoço
Receita vencedora: Muffins de noz e chocolate negro

2ª Semana - Almoço
Receita vencedora: Salmão à Brás

3ª Semana - Jantar
Receita vencedora: Cavala grelhada com batatinhas e bróculos

4ª Semana - Lanche
Receita vencedora: Maçãs assadas recheadas

Desafios:

 

4ª Semana - 25 a 31 maio:  Lanche

No 4º e último desafio deste passatempo pedimos-lhe que crie uma receita para um lanche cheio de saúde. Escolha um ou mais destes três ingredientes e mão à obra. Boa sorte!

Chia:

A chia é uma semente oleaginosa com elevada densidade nutricional, o que significa que, apenas numa pequena quantidade, consegue concentrar uma grande quantidade de nutrientes. Para além do ALA  (ácido alfa-linolénico), um tipo ómega 3, as sementes de chia são excelentes fornecedoras de fibra e de alguns minerais, como o fósforo, o magnésio e o cálcio.

As sementes de chia contêm sobretudo gorduras polinsaturadas, que contribuem para a manutenção de concentrações adequadas de colesterol no sangue. Pode saber mais sobre os benefícios das sementes de chia aqui

Aveia:

A aveia é um cereal bastante versátil que pode ser consumido sob a forma de flocos ou de farinha, isoladamente ou juntamente com outros ingredientes.

A aveia tem alto teor de fibra, principalmente fibra solúvel, o que significa que, após a sua ingestão, a sensação de "fome" aparece mais tarde. A fibra tem efeitos benéficos no controlo da diabetes, melhora o trânsito intestinal, ajuda a reduzir os valores séricos do colesterol, ajuda a prevenir doenças do coração e pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro (principalmente do cólon).  Pode ficar a saber mais sobre a aveia aqui

Morangos:

Sabia que uma taça de morangos ao natural (150g) fornece 70mg de vitamina C, tendo apenas 51 kcal? A Vitamina C desempenha um papel importante como antioxidante, de forma a proteger as células, e contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Para além de serem ricos neste nutriente, os morangos são fonte de ácido fólico, que permite a redução do cansaço e da fadiga. Além de aromáticos e saborosos, os morangos são de fácil preparação e consumo. Por serem um alimento pouco calórico e nutritivo, tornam-se uma ótima opção para snacks, lanches, sobremesas, saladas e até mesmo como componentes de pratos e bebidas!

3ª Semana - 18 a 24 maio:  Jantar

O 3º desafio deste passatempo consiste em criar uma receita saudável para o jantar. Já sabe, escolha um (ou mais) entre estes alimentos e dê asas à sua imaginação! O seu coração agradece.

Cavala:

A cavala é bastante nutritiva, sendo rica em fósforo, zinco, potássio, vitamina D, vitamina B6 e B12. É um peixe “gordo”, com elevado teor de ácidos gordos ómega 3 - uma gordura saudável que pode contribuir para o normal funcionamento do coração. Consuma peixe gordo, pelo menos, 2 vezes por semana e tire proveito de todo o seu valor nutricional. Há diversas formas de incluir este peixe na sua alimentação, como por exemplo: Arroz do Bosque com Cavala Salteada ou até Lombos de Cavala com Arroz de Espinafres e Tomate.

Azeite:

O azeite é uma gordura de origem vegetal, rica em ácidos gordos monoinsaturados e vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E. A gordura monoinsaturada dá-lhe um poder cardioprotetor, potenciado pelo efeito antioxidante da vitamina E. No entanto, e por não deixar de ser uma gordura, deve ser consumido com moderação. Saiba mais aqui.

Tomate:

O tomate tem um papel bastante importante na dieta mediterrânea, sendo maioritariamente constituído por água, hidratos de carbono e fibras e apresentando um baixo índice glicémico (afetando pouco a resposta da insulina), baixo teor de sódio, de gordura saturada e colesterol. A maior arma do tomate é o licopeno - um antioxidante que tem um papel benéfico contra a oxidação das células e também contra a oxidação lipídica, exercendo um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Saiba mais aqui

2ª Semana - 11 a 17 maio:  Almoço

Neste 2º desafio, continuarmos a celebrar maio, o mês do coração! Escolha um (ou mais) entre estes alimentos para um almoço nutritivo e com benefícios para a saúde cardiovascular!

Atum:

O atum é um alimento bastante nutritivo: é constituído por proteínas de alto valor biológico e é também um alimento com alto teor de vitamina D, de vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e de potássio. Para além disso, o atum também é considerado uma fonte de ácidos gordos ómega 3, que trazem inúmeros benefícios para o coração: baixam os níveis de triglicéridos, reduzem a resposta inflamatória e diminuem o risco de surgimento de arritmias, entre outras propriedades. Há várias formas de incluir o atum na sua refeição. Conheca-as aqui.

Abacate:

O abacate é uma fruta muito versátil. Tem inúmeros benefícios em diversas fases do ciclo de vida e também é um alimento aconselhado para condições de saúde específicas, como a obesidade, a diabetes ou a hipertensão arterial. Graças ao seu teor em gordura monoinsaturada, potássio e luteína, o abacate apresenta efeitos benéficos a nível de saúde cardiovascular e do perfil lípidico sanguíneo, pois tem-se revelado útil na diminuição de colesterol e níveis de LDL (mau colesterol) em indivíduos saudáveis e com um Índice de Massa Corporal normal. Saiba mais sobre os benefícios do abacate aqui.

Salmão:

É um peixe “gordo” bastante nutritivo, uma vez que é  uma boa fonte de proteína, gordura, vitaminas e minerais. A gordura de algumas espécies de peixe como o salmão - nomeadamente o ácido gordo ómega 3 - tem um efeito cardioprotetor, sendo aliado contra doenças inflamatórias e cardiovasculares.  Consuma peixe gordo pelo menos, 2 vezes por semana e tire proveito de todo o seu valor nutricional! Pode descobrir várias receitas com salmão aqui.

1ª Semana - 4 a 10 maio:  Pequeno-almoço

Crie um pequeno-almoço saboroso, saudável e amigo do coração usando pelo menos um destes ingredientes:

Linhaça:

As sementes de linhaça são fornecedoras de ALA, um tipo de ómega 3, que é essencial pois o nosso corpo não o consegue produzir: temos que o obter a partir da alimentação. A ingestão de ALA contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. A linhaça é também rica em fibra e tem a capacidade de aumentar o volume quando utilizada em diferentes técnicas culinárias. Saiba mais sobre a linhaça aqui.

Noz:

A noz é um fruto oleaginoso muito energético. Constituída maioritariamente por gorduras boas (polinsaturadas) que contribuem para o bom funcionamento do nosso coração e são essenciais na resposta à infeção, apresentando um alto teor de ómega 3. A noz é também rica em fósforo e magnésio, sendo que o magnésio é um mineral importante no controlo da pressão arterial. O consumo de 30g de nozes por dia contribui para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos.  Saiba mais sobre as nozes aqui.

Chocolate Preto:

O chocolate preto é amigo do nosso coração pelo seu conteúdo em cacau! O cacau é rico em flavonoides, substâncias antioxidantes, que conferem benefícios à nossa saúde cardiovascular: apresentam propriedades anti-inflamatórias, de redução do colesterol LDL, controlo da pressão arterial. Saiba mais sobre o chocolate negro aqui.

Passatempo “Receitas do seu Coração”