O pequeno-almoço deve ser a primeira refeição do dia. Mesmo para quem começa o dia de forma “acelerada”, esta refeição não deve ser omitida!

Este deve fornecer entre 20% a 25% das necessidades energéticas diárias, e deve ser constituído por uma fonte de:

  • Laticínios (leite, iogurte ou queijo);
  • Cereais e derivados (pão idealmente escuro ou rico em fibras; Tostas; Bolachas; Cereais de pequeno-almoço ou flocos);
  • Fruta.

À nossa escolha temos uma série de produtos alimentares, que podem integrar um pequeno-almoço variado e equilibrado para toda a família. Idealmente deve ser feito em casa, num ambiente calmo. Contudo e uma vez que isso nem sempre é possível, eis algumas sugestões para um pequeno-almoço saudável e saboroso, em casa, no carro ou no caminho para a escola ou trabalho.

  • 1 fatia de pão integral ou multicereais, barrado com queijo ricotta magro com 1 fatia de fiambre de frango ou peru magro, terminar com maçã finamente cortada, e adicionar outra fatia de pão!
    Dica: se não consegue obter pão fresco de manhã, poderá optar por ter pão congelado e deixá-lo a descongelar no frigorífico durante a noite.
  • Prepare de véspera. Numa taça com tampa ou num frasco coloque: uma camada de iogurte magro, uma camada de fruta fresca triturada grosseiramente e outra camada de flocos de cevada e aveia integral!
    Descubra outra sugestão semelhante: Crumble de aveia com frutos secos e iogurte.
  • 1 Iogurte líquido com 5 tostas integrais barradas com requeijão, 1 colher de mel e nozes.

Patrícia Almeida Nunes, Nutricionista Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 064N.
Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.
Autora do livro Uma Especialista em Nutrição no Supermercado.

3 pequenos-almoços “para o caminho”