Com frequência ouvimos dizer “Não comas açúcar porque ainda ficas diabético!”. É essencial esclarecer que nenhum dos tipos de diabetes é provocada pelo consumo excessivo de açúcar mas sim por um conjunto de outros fatores como por exemplo alimentação inadequada.

Quando falamos de açúcar, frequentemente referimo-nos ao açúcar branco e amarelo, ou seja, à sacarose. O consumo deste tipo de açúcar deve ser limitado dado que tem uma absorção muito rápida, e que pode influenciar negativamente os níveis de açúcar no sangue (glicémia).

Esteja mais atento à sua alimentação porque além de se encontrar no “açúcar de mesa”, a sacarose está também “escondida” em muitos alimentos como:

  • Sumos e refrigerantes
  • Bolos
  • Sobremesas / pudins
  • Iogurtes açucarados
  • Chocolates / gomas
  • Bolachas
  • Cereais

Se ainda não reduziu o seu consumo de açúcar siga as seguintes dicas:

  • Limite o consumo de sumos e refrigerantes a dias de festa. Cada copo pode chegar a ter o equivalente a 3 pacotes de açúcar!
  • Reduza gradualmente ou substitua o açúcar adicionado às bebidas (ex.: café, leite, chá) por adoçantes naturais e não calóricos (ex.: stevia) ou por canela. Gradualmente o paladar vai adaptar-se.
  • Torne a leitura dos rótulos dos alimentos uma rotina! Prefira os que apresentam no rótulo “sem adição de açúcares” e selecione os alimentos que, por cada porção, têm menor quantidade de “açúcares” (ex.: bolachas, iogurtes).

Conheça aqui para saber mais sobre o teor de açúcares destes alimentos consultando os Guias Jumbo.

Não tem de excluir o açúcar e os doces, porém é essencial saber como moderar e dosear esse consumo. Quanto mais estiver informado sobre alimentação saudável e de como pode geri-la melhor será o controlo da sua saúde. Aconselhe-se com o seu Nutricionista.

Conheça aqui as nossas receitas de sobremesas sempre com um teor de açúcar controlado ou substituição de açúcar por adoçantes.


Vânia Costa, Nutricionista.
Membro da ordem dos Nutricionistas nº0581N
Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.

Açúcar e Diabetes: cuidados a ter