A beringela é um produto hortícola versátil e pouco calórico. Uma beringela média tem cerca de 350g, o que representa apenas 56 kcal, um valor muito baixo explicado pelos mais de 92% de água que a compõem.

A beringela é rica em compostos fenólicos que têm um elevado poder antioxidante. Os estudos têm mostrado que uma dieta rica neste tipo de compostos diminui o risco de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e alguns tipos de cancro. Uma vez que uma grande parte destes benefícios estão na pele da beringela, não a desperdice ao cozinhar (1). Mas lembre-se que tem de estar bem lavada!

Posto isto, se só temos bons motivos para incluir a beringela na nossa alimentação, como podemos fazê-lo?
Aqui ficam algumas sugestões:

  • Recheada: semelhante ao que se pode fazer com a abóbora;
  • Grelhada: temperada apenas com um pouco de sal e limão, é um excelente acompanhamento para um prato de carne;
  • Na pizza: rodelas de beringela são uma alternativa saudável para usar como topping numa pizza;
  • Na lasanha: para uma refeição menos calórica, pode substituir a típica massa que divide a lasanha por fatias finas de beringela;
  • Base da sopa: juntamente com outros legumes, como a cenoura ou a curgete, a beringela pode ser usada como um dos ingredientes para uma boa sopa de legumes!

Conheça também a nossa receita de French Toast com a utilização de beringela.

 

Patrícia Fernandes, Nutricionista do projeto Nutrifiteam
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1632N

 

Referências:
1. Salerno L. , Modica M.,  Pittalà V., Romeo G., Siracusa M., Di Giacomo C., Sorrenti V. (2014) Antioxidant Activity and Phenolic Content of Microwave-Assisted Solanum melongena Extracts – Scientific World Journal. Acedido em 9 de Novembro de 2017, em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3934095/

Alimentos que fazem sorrir – Beringela