Os ácidos gordos polinsaturados ómega 3 são ácidos gordos essenciais, uma vez que, embora sendo necessários ao correto funcionamento do organismo, não são sintetizados por ele.
Os ómega 3 estão associados a efeitos benéficos na saúde do organismo humano em vários sistemas fisiológicos, nomeadamente no sistema cardiovascular, imunitário, reprodutor e nervoso. Além de serem recomendados para a nossa alimentação diária, é também frequente a sua suplementação em situações de patologia.

As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, tanto ao nível do coração (enfarte do miocárdio, arritmias), como ao nível dos vasos sanguíneos (aterosclerose, hipertensão).
Com o crescente conhecimento acerca dos efeitos dos ácidos gordos ómega 3 no desenvolvimento e prevenção das doenças cardiovasculares, tem-se tornado cada vez mais claro o papel que as suas propriedades anti-inflamatórias, anti-trombóticas e anti-ateroscleróticas apresentam no bom funcionamento vascular e do coração, bem como a sua capacidade para aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade no sangue (HDL) e, por outro lado, diminuir os níveis de triglicerídeos sanguíneos. Estes ácidos gordos diminuem a pressão arterial, contribuindo ainda na diminuição da produção de moléculas envolvidos na potenciação da inflamação. Todas estas propriedades contribuirão para a melhor prevenção de doenças cardiovasculares como, por exemplo a aterosclerose, hipertensão e enfarte agudo do miocárdio.

Existem vários alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 ALA, sendo que as principais fontes são o óleo de linhaça, os frutos oleaginosos (como as nozes) e as sementes, nomeadamente as sementes de chia, linhaça e nozes.

Para beneficiar de todas as propriedades benéficas deste nutriente, recomenda-se uma ingestão de ALA de 1.6 g/dia para os homens e 1.1 g/dia para as mulheres. Este valor corresponde a 24g de noz, 41g de sementes chia e 7g de sementes linhaça para os homens, sendo que, para as mulheres, a dose diária recomendada de ALA corresponde a 16g de noz, 28g de sementes de chia e 5g de sementes de linhaça.

 

Equipa de Nutricionistas Jumbo

Alimentos que nos fazem sorrir – Frutos Secos e Sementes