Taça com salada sob um mesa de madeira.

Com a chegada do calor e do verão chegam também as férias. Por esta altura tendemos a descurar os princípios de uma alimentação saudável devido às mais diversas razões: “vou estar em família”, “vou estar num hotel ou num regime de tudo incluído”, “os meus filhos vão comer uma bola de berlim na praia e não irei resistir”, “só me apetecem gelados”, entre outras frases que habitualmente nos são familiares.

Estas premissas fazem com que seja mais difícil de cumprir a dieta. Apesar de não serem impeditivas, não significa que devam fazer a regra.

Estarmos de férias significa descontração, descanso, ausência de rotinas e horários mas não devemos descurar as regras de uma alimentação saudável.

Dicas para as férias:

  • Faça sempre o pequeno-almoço;
  • Privilegie o consumo de saladas e legumes devido ao seu teor em água;
  • Faça várias refeições ao longo do dia de forma a nunca sentir muita fome;
  • Consuma 1 a 2 porções de fruta por dia e não mais porque contêm açúcar e em excesso promovem o aumento de peso;
  • Opte por fazer os excessos alimentares (por exemplo: gelados, bolos, snacks salgados…) ao almoço ou como lanche e evite-os ao jantar e à noite;
  • Ingira 1,5 a 2 litros de água por dia e evite sumos e bebidas alcoólicas;
  • Pratique exercício físico – caminhadas, nadar, jogar raquetes na praia, dançar…

Snacks para a praia:

  • Fruta;
  • Lacticínios magros como iogurtes;
  • Queijo;
  • Frutos oleaginosos (1 punhado de nozes, cajus, amêndoas ou pinhões…);
  • Palitos de verduras cruas como pepino, aipo ou cenoura;
  • Tomate cherry
  • Gelatina com 0% de açúcar.

Peça ajuda aos familiares e amigos com quem viaja, explicando que quer manter um plano alimentar saudável nas férias e que precisa da colaboração de todos. Quem sabe se não contagia alguém!

Expetativas realistas

Sejamos francos, ninguém (ou quase ninguém!) perde peso nas férias, por isso, o seu objectivo deve ser o de manter o peso que tem no momento. Não deve estar de férias com a preocupação excessiva com o plano alimentar enquanto todos comem alimentos calóricos e você fica a olhar. Esta pausa vai durar algumas semanas e também vai servir para ganhar novas forças e motivação. Por isso, não é grave se atrasar um pouco a chegada à sua meta. Geralmente o problema está nas quantidades que comemos e não no conteúdo do prato.

Sónia Marcelo, Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0748N.
dicasdeumadietista.pt
Autora do Livro Guerra ao Açúcar, disponível nas nossas lojas.

As férias também podem ser saudáveis