Combinar chá e especiarias pode traduzir-se numa nova e peculiar forma de se hidratar. Se a hidratação ao longo do dia é para si uma dificuldade, por não apreciar o sabor da água por si só, então experimente fazer o seu chá no dia anterior e colocá-lo numa garrafa de vidro que leva consigo no dia seguinte. Deixamos-lhe de seguida uma sugestão.

Ingredientes:

1 saquinho de chá branco;
uma mão cheia de grão de pimenta rosa;
rodelas de lima;
1 litro de água.

Preparação:

Faça uma infusão de chá branco entre 4 a 8 minutos (sem deixar a água ferver) juntamente com a pimenta (a pimenta rosa não é exatamente uma pimenta, é fruto da aroeira). O sabor é suave, levemente adocicado e pouco picante. Deixe arrefecer e junte as rodelas de lima. Acrescente gelo picado a gosto.

Todas as variantes de chá – preto, vermelho (Oolong), verde e branco – advêm da mesma planta “Camellia Sinensis”. A grande diferença entre elas é o seu grau decrescente de fermentação desde a apanha até ao embalamento. Este grau de fermentação impacta no teor de teína (a “cafeína” do chá) e no teor em polifenóis (um tipo de antioxidantes): quanto menor fermentação menor teor de teína e maior de polifenóis e vice versa. Neste sentido, o chá branco e o chá verde são chás com maior teor de polifenóis e menor de cafeína. Por outro lado, a fermentação do chá consegue simultaneamente produzir outros compostos antioxidantes, os flavenóides, pelo que qualquer escolha de chá aportará compostos antioxidantes ao organismo.

Equipa de nutricionistas Jumbo

Chá branco com pimenta rosa