Seja em receitas de salgados ou sobremesas, encontramos com frequência natas na lista de ingredientes. Este derivado do leite é muitas vezes evitado devido à sua composição rica em gordura e por isso a sua substituição por opções light ou vegetais é frequente.

Os cremes culinários vegetais presentes no mercado têm na sua maioria 3 origens: soja, arroz ou coco. Geralmente, qualquer uma destas hipóteses tem menos calorias quando comparadas com as natas “normais”, sendo as de arroz as menos calóricas. No entanto, nem sempre têm menos calorias que as natas light feitas a partir do leite. O creme de soja também está disponível numa versão light, na qual a quantidade de gordura foi diminuída, sendo esta, na maioria das vezes, a opção menos calórica de todas.

De notar que os cremes para bater têm sempre mais gordura do que as versões equivalentes utilizadas para cozinhar, independentemente da origem. Os cremes para cozinhar feitos a partir de soja ou arroz têm os menores valores de gordura saturada na sua composição. Além disso, nenhum dos cremes culinários vegetais tem colesterol, sendo assim melhores opções para as pessoas que têm de controlar estes valores.

Assim sendo, qual deve escolher? Depende do que pretende. Antes de mais, deve provar os cremes vegetais das 3 origens, de forma a conhecer o seu sabor (que é variável) e melhor decidir quais utilizar nas receitas que quer fazer. Depois, tem de perceber que efeito precisa de obter.
Se precisar de bater o creme de forma a que fique bastante consistente e com volume, deve utilizar o de soja light, já que este contém um pouco mais de gordura e facilita a obtenção do efeito de consistência.
Se apenas precisar dos cremes como parte de um molho ou confeção, poderá utilizar a opção cujo sabor mais lhe agradar e cujo preço seja mais em conta, já que estas versões vegetais podem ser um pouco mais dispendiosas que as natas comuns.

Agora já sabe: existem alternativas vegetais às natas e são mais saudáveis do que as natas comuns. O exagero nunca é recomendado, mas desta forma pode “matar” alguns “desejos de natas” sem todas as calorias que, habitualmente, lhes estão associadas.

Experimente também a nossa receita de Tiramisu Vegan, que inclui creme culinário de soja como ingrediente.

Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge. Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0759N.

Cremes culinários – alternativas vegetais com menos gordura