A saúde oral está relacionada com a alimentação de várias formas, nomeadamente através do efeito direto que os alimentos têm sobre o desenvolvimento de cárie dentária e erosão do esmalte dentário.

Para o aparecimento da cárie dentária, o número de vezes por dia que ingere alimentos ou bebidas com açúcar é mais importante do que a quantidade de açúcar que ingere por dia, uma vez que o açúcar serve de alimento para as bactérias que existem na boca. Elas transformam-no em ácido que destrói o esmalte dos dentes. Por isso quanto mais vezes comer alimentos e bebidas com açúcar, mais vezes as bactérias produzem esses ácidos.

Por outro lado, existem alimentos que contribuem para a manutenção da saúde oral. Eles são os laticínios não açucarados, como o leite que contém compostos (cálcio, fósforo, caseína) que inibem as lesões de cárie dentária e o queijo em que a sua ingestão estimula e aumenta a produção de saliva ajudando a neutralizar os ácidos, o que protege o esmalte dentário da desmineralização e promove a sua remineralização.

O consumo de hortícolas, fruta e cereais integrais também trás benefícios para a manutenção da saúde oral uma vez que a ingestão destes alimentos ricos em fibra (ex.: trincar um maçã com casca) requer uma maior mastigação, estimula a produção de saliva e promove uma limpeza mecânica dos dentes. Existem ainda alguns cuidados a ter para reduzir os efeitos prejudiciais do açúcar:

  • Uma adequada escovagem dos dentes, pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta fluoretada após as refeições;
  • Se não for possível a escovagem após uma refeição principal, pode optar por uma pastilha elástica sem açúcar (nunca substituindo a escovagem!);
  • Ingerir refeições nutricionalmente balanceadas e limitar ao máximo o “petiscar” entre refeições, pois os dentes precisam de tempo entre as refeições para recuperar os minerais perdidos depois de cada ataque dos ácidos;
  • Visitar o médico dentista regularmente.

Desta forma, uma alimentação saudável é fundamental não só para o bom funcionamento do organismo e prevenção de várias doenças, mas também para a prevenção das doenças orais.

Sara Martins, Nutricionista Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3103N

Cuide e alimente a sua saúde oral