O Natal e o Ano Novo são, por excelência, momentos de convívio com a família e amigos. Mas por vezes isto traduz-se em excessos alimentares onde não há apetite para tanta comida e, apesar dos nossos melhores esforços para limpar o prato, uma quantidade impressionante de alimentos é desperdiçada.

No entanto, reduzir esta quantidade de resíduos alimentares (que já se tornou uma tradição desta época do ano) pode ser menos difícil do que se julga. Existem alguns pontos a considerar para garantir que a alimentação durante as festividades de Natal e Ano Novo se torne mais sustentável. Isto traz vantagens tanto a nível pessoal, como a nível global.

Siga as nossas dicas para combater o desperdício alimentar:

  • Antecipe as compras!

    • Comece por definir quantas pessoas estarão presentes.

    • Depois, elabore a ementa, contendo todos os pratos, entradas e sobremesas que irá apresentar.

    • Com base nesta informação, organize uma lista de compras, na qual irá colocar todos os alimentos de que precisa e nas quantidades necessárias.

    • Não se esqueça: verifique os géneros alimentares que tem em casa, de forma a não duplicar alimentos.

  • Na hora da compra, verifique os prazos de validade dos produtos alimentares.

  • Procure saber se alguém trará algum alimento extra.

  • Se nem sempre se consegue consumir alimentos perecíveis (legumes e fruta) em tempo útil, opte por comprar em menores quantidades e/ou versões congeladas – duram mais tempo e as suas qualidades nutricionais não se alteram.

  • Preste atenção às embalagens muito grandes – se o conteúdo não for consumido antes do fim da validade, o melhor é optar por embalagens mais pequenas.

  • No final da festa, sente-se com uma caneta e papel e prepare a lista de compras para o próximo ano, enquanto tudo ainda está fresco na mente: os pratos mais apreciados e aqueles que nem foram tocados.

  • Conserve os alimentos da forma mais adequada.

  • “Reutilize” as sobras das refeições para elaborar outros pratos ou sopas. Aproveite a nossa receita de Hambúrguer de Camarão e Bacalhau.

 

Sara Martins, Nutricionista Jumbo,
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3103N

Desperdício alimentar nas épocas festivas