Amigos a fazer o jantar e a divertir-se.

Quando chega o fim-de-semana a probabilidade de alguns erros alimentares é bem maior. Normalmente existem festas de aniversários, jantares com família ou amigos, casamentos, batizados… ou seja, uma diversidade de eventos que nos podem levar a ter uma alimentação diferente do que é habitual. Pense que há sempre forma de aproveitar o fim-de-semana da melhor forma, sem deitar a perder tudo o que andou a fazer durante a semana. Claro que ao fim-de-semana é sempre mais difícil manter a alimentação que temos durante a semana, mas é possível. Além disso, o importante é quando fazemos uma “asneira”, que esta seja consciente.

Se temos eventos especiais ao fim-de-semana, podemos fazer uma sobremesa para oferecer aos nossos convidados, mas podemos começar a tentar alterar alguns hábitos. Opte por maçã assada com canela e/ou mousse de manga e iogurte. São exemplos de alimentos que poderemos oferecer e não fazer parte do extenso leque de sobremesas calóricas que por vezes existem. Veja mais exemplos de receitas de sobremesas aqui.

Mantenha os horários e as refeições. Mesmo que não acorde tão cedo como durante a semana, é importante que faça todas as suas refeições, num intervalo de 3h30 no máximo.

Não deixe o ginásio, a caminhada, a corrida ou os exercícios de lado. Se se mantiver ativo irá sentir-se muito melhor e com muito mais energia, além de ajudar a controlar o seu peso. Se sabe que ao fim-de-semana vai ter um aniversário, marque logo na agenda a caminhada da parte da manhã.

Tem um jantar ou uma festa? O melhor conselho é: não vá com fome. Se assim for, vai para o jantar e acaba por comer maior quantidade de comida. Por isso mesmo é tão importante fazer todas as refeições ao longo do dia. Truque: Coma uma sopa antes de sair de casa.

Comeu uma sobremesa? Ao fim-de-semana a vontade de “sair da linha” é maior e pode acontecer. Se tiver um jantar e acabar por comer uma sobremesa ou um doce, não fique a pensar nisso e com peso na consciência. Se comeu, tudo bem, mas siga em frente e volte novamente à sua alimentação. Se comeu, no dia seguinte vai manter a sua alimentação e optar por dar uma caminhada.

Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto Põe-te na linha
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N

Dicas para um fim-de-semana saudável