O Halloween (ou Dia das Bruxas) é uma celebração cultural que se comemora na noite de 31 de outubro. Provém da Grã-Bretanha e comporta como tradição decorar as casas com abóboras (colocando no seu interior velas para iluminação), jantar junto da família ou dos amigos, e as típicas brincadeiras de “Doçura ou Travessura”, nas ruas, de porta em porta, com as crianças disfarçadas de bruxas, vampiros, múmias, esqueletos, entre outros.

Mas será possível tornar a “Doçura” mais Saudável? Na verdade, sim! Vejamos:

  • Troque os rebuçados por Pipocas saudáveis, colocando-as num saquinho bem fechado;
  • Os chupa chups podem ser substituídos por Palitos de cenoura. São uma alternativa fácil e assustadora. Lave-as bem e retire a casca, de seguida corte em palitos (como se fossem dedos) e decore as “unhas” com amêndoa laminada;
  • Prepare Bouquets de maçã e chocolate, decorando-os com bagos de romã e colocando num saquinho bem fechado;
  • Troque as bolachas açucaradas por Cookies saudáveis. Dê-lhes uma forma retangular, como se fossem múmias, colocando pedaços de cacau nos olhos e “enrolando-as” em tiras com flocos de aveia. Em alternativa experimente estes Brownies de feijão preto.
  • Os bolos/queques podem ser substituídos por Bolinhas de cacau. Triture e junte: amêndoa, tâmaras, cacau em pó e, sementes de chia. Para ligar os ingredientes utilize manteiga de amendoim. Faça bolinhas pequenas e leve ao frio 1 a 2 horas. Decore com coco ralado e, ofereça as bolinhas de cacau mais saudáveis e saborosas da vizinhança.
  • Na decoração utilize abóboras ou pequenas laranjas e aproveite o seu “recheio” para uma boa base de sopa, ou para fazer um sumo no caso da abóbora, ou para a sobremesa no caso da laranja.

Inclua as crianças na preparação das receitas e das brincadeiras. Envolvendo-as nestas pequenas tarefas, ajuda-as a aceitarem melhor estas alternativas saudáveis e a tornarem-se criativas.

Joana Costa, Nutricionista do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2074N

E para ajudar a entrar no espírito da época descubra estas fantásticas ideias de decoração de Halloween e mais esta sugestão de receita para preparar em família.

“Doçuras e Travessuras” mais saudáveis para o Halloween