Mulher aos ombros de outra mulher a ouvir um concerto ao vivo

Os festivais de verão coincidem com as temperaturas mais elevadas em Portugal – por isso, todos os visitantes devem ter cuidados adicionais com a alimentação. Estes cuidados têm como objetivo não só cumprir as necessidades energéticas e hídricas como também garantir a higiene e segurança alimentar.

No que diz respeito à segurança e higiene alimentar, o maior “inimigo” deste tipo de festivais será a elevada temperatura verificada nos locais de preparação, confeção e transporte dos alimentos. Como tal, existem alimentos que são menos suscetíveis a alterações físico-químicas que outros e é nessa gama de alimentos que os visitantes devem apostar. Assim, torna-se importante escolher opções simples, bem cozinhadas e acondicionadas, evitando carnes processadas e molhos como a maionese ou ketchup, sugerindo-se, em alternativa, o azeite e as ervas aromáticas.

Outra opção eficiente será fazer uma lista das refeições que irá realizar ao longo do dia e levá-las de casa numa lancheira ou geleira, de modo a garantir que os alimentos sejam confecionados e acondicionados adequadamente. Nestas condições, opte por snacks como frutos secos (como nozes e amêndoas), fruta desidratada, fruta fresca bem higienizada não cortada nem descascada, barras de cereais, hortícolas cruas, wraps sem molhos, sandes com frango desfiado ou atum enlatado, entre outros.

Como referido anteriormente, é preciso assegurar que o seu corpo se mantém hidratado – e a bebida recomendada é a água engarrafada. Mesmo que não tenha sede, é extremamente importante beber água ou outras bebidas sem adição de açúcar ou álcool, de modo a garantir uma boa hidratação.

Ana Rita Lopes, Nutricionista. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0467N.
Hospital Lusíadas Lisboa.
Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.

É possível comer-se bem nos festivais de verão?