O queijo é um alimento obtido a partir do leite, podendo fazer parte do nosso plano diário alimentar. O seu processo de fabrico implica o aquecimento do leite até atingir o grau de acidez necessário de acordo com o tipo de queijo pretendido. O resultado é um alimento sólido cujas características nutricionais podem trazer vários benefícios para a nossa saúde.

Existem vários tipos de queijos: podem ser frescos ou curados e podem ser classificados de acordo com a sua consistência ou quantidade de matéria gorda.

Para além destes, existem ainda os queijos fundidos, que são obtidos através da mistura de um ou mais queijos com outros aditivos que ajudam a manter a consistência adequada (como os agentes emulsionantes).

Em termos nutricionais, o queijo é rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina A. O cálcio é um dos minerais que se encontra em maior quantidade neste alimento, trazendo benefícios na proteção contra cáries dentárias, hipertensão arterial, osteoporose e obesidade.
O queijo insere-se no grupo dos laticínios na tradicional roda dos alimentos. A dose diária diária recomendada é de 2 a 3 porções.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, devemos optar por consumir queijos com baixo nível de sal e baixo teor de gordura total e saturada. O queijo quark natural magro, o queijo fresco natural batido 20%, o queijo fresco magro, queijo fresco magro para barrar e o queijo mozarela light, são alguns exemplos de queijos que possuem estas características.

Para além de poder ser consumido sem acompanhamento, o queijo tem várias utilizações culinárias. Pode ser usado na confeção de molhos, é um bom acompanhamento para pratos principais, pode ser acrescentado ao pão em lanches ou pequenos-almoços e também é um ingrediente de sobremesas deliciosas como o cheesecake ou a maçã recheada.

Dê asas à sua imaginação! Use o queijo para preparar “obras de arte” saudáveis de diversos sabores e texturas e partilhe-as à mesa com aqueles de quem mais gosta!

 

Elisa Russo, Nutricionista Estagiária Jumbo,
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2086NE

Escolher bem os queijos para uma dieta equilibrada