Prática e saudável, a fruta é uma fonte de vitaminas, minerais e fibra, ao mesmo tempo que contém poucas calorias. Existem imensas razões para incluir a fruta no nosso dia-a-dia. Mas afinal, qual é a quantidade de fruta que podemos comer por dia?

Primeiro, será importante esclarecer que peças de fruta e porções de fruta não são sinónimos: ou seja, uma porção pode representar diferentes quantidades, dependendo do tipo de fruta que falamos. Podemos usar uma lista de equivalências em hidratos de carbono, onde percebemos que quantidade podemos consumir de cada fruta para representar 1 porção:

No entanto, para responder à pergunta, devemos olhar para a roda dos alimentos, que nos indica que devemos comer 3 a 5 porções de fruta por dia. E o porquê desse intervalo? Porque, tal como toda a nossa alimentação, aquilo que precisamos de ingerir, dependendo da faixa etária, da atividade física, da situação clínica e de tantos outros fatores, deve ser avaliado individualmente por um Nutricionista.

O mais importante é comer fruta da época, sempre que possível de origem nacional, e dividida ao longo do dia – por exemplo, ao pequeno-almoço, a meio da manhã e com o lanche da tarde.

 

Patrícia Fernandes, Nutricionista do projeto Nutrifiteam
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1632N

Quanta fruta podemos comer num dia?