A manteiga de amendoim é um produto cada vez mais consumido no nosso país, estando a ganhar fama de produto saudável. Mas será que é mesmo?

Como em tantos produtos… Depende! E depende sobretudo da sua composição. Na sua essência, a manteiga de amendoim é um produto muito saudável. No entanto, existem opções no mercado que contêm, para além do amendoim, sal, açúcar e gorduras hidrogenadas, as quais originam as gorduras trans. A gordura trans é uma gordura com comprovados malefícios, nomeadamente para a saúde cardiovascular. A recomendação atual de “consumo” destas gorduras é mesmo limitar ao mínimo possível. Todos os produtos que contenham gordura parcialmente ou totalmente hidrogenada devem ser evitados. Estas gorduras são adicionadas aos alimentos para, por exemplo, tornarem a sua consistência mais apropriada.

Existem no mercado manteigas de amendoim adequadas – manteigas 100% de amendoim que na sua composição não contêm mais nenhum ingrediente.
Nestes produtos pode ocorrer um fenómeno em que o óleo do amendoim se separa do restante amendoim – no fundo do recipiente fica uma pasta de amendoim espessa e no topo, o óleo de amendoim. Isso não significa falta de qualidade do produto, revela apenas as suas características! A gordura insaturada não é solida à temperatura ambiente logo, como grande parte da manteiga de amendoim é gordura insaturada, esta torna-se líquida. Para contornar esta questão, basta voltar a mexer bem o produto e guardá-lo no frigorífico, inclusive antes de abrir, para que mantenha uma consistência homogénea.

A composição nutricional é muito adequada contendo, por 100g, cerca de 600kcal, 50g de gordura, das quais apenas cerca de 7g é saturada e a maioria (cerca de 23g) monoinsaturada e a restante polinsaturada. Estas 2 últimas gorduras fazem parte das chamadas “gorduras boas”. É um produto com alto teor de fibra e pouco sódio (por não ter sal adicionado, contando apenas com o sódio naturalmente presente nos amendoins). Tem ainda alto teor em vitaminas e minerais, dos quais se destacam a vitamina E e o magnésio. Como referência, 1 dose de manteiga de amendoim equivale a 2 colheres de sopa (cerca de 30g) que lhe fornecem: 180 kcal, 15g de gordura e 2g de gordura saturada e 9g de proteína.

O seu perfil nutricional contribui para a saciedade. De uma forma geral é adequado a toda a população saudável. No caso de estar a realizar um plano de emagrecimento deverá limitar a quantidade que consome. Peça informação ao seu nutricionista ou dietista.
Para ter uma opção saudável, pode também optar por fazer a sua própria manteiga de amendoim em casa.

Mensagem-chave: a manteiga de amendoim é um produto saudável.
Para tal opte por aquelas que não contêm gorduras hidrogenadas (total ou parcialmente) nos seus ingredientes.


Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N

Será a manteiga de amendoim mesmo saudável?