A soja, também conhecida como feijão-soja ou feijão-chinês, pertence à família Fabaceae, tal como o feijão, a lentilha e a ervilha, uma vez que, à semelhança dos anteriores, também é uma leguminosa.

A soja pode ser utilizada na alimentação sob diversas formas, desde óleo de soja, molho de soja, soja em grão, etc. É um grão muito rico em proteína, sendo considerada uma fonte de proteína completa, já que apresenta quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais. Possui na sua constituição vários minerais, apresentando alto teor de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Apresenta também alto teor das vitaminas tiamina (B1), riboflavina (B2), vitamina B6 e ácido fólico e é fonte de vitamina E. Para além disso, a soja contém isoflavonas, um tipo de estrogénio vegetal.

Ainda em relação às características nutricionais, a soja é rica em fibra, solúvel e insolúvel, o que contribui para o controlo da glicémia, podendo ter efeito na melhoria da sensibilidade à insulina. Como apresenta um índice glicémico baixo, é uma opção alimentar interessante a utilizar numa alimentação numa perspectiva de prevenção e tratamento de doenças crónicas não transmissíveis, como a diabetes e a obesidade, por exemplo.

Conheça a composição nutricional da soja:

 

Quanto aos benefícios para a saúde do consumo de soja na alimentação, existem alguns fatores conhecidos e consensuais, tais como o papel do seu teor de fibra na diminuição do colesterol sérico e da regulação do trânsito intestinal, a contribuição no controlo dos sintomas da menopausa, associado ao elevado teor em isoflavonas, o facto de proporcionar todos os aminoácidos essenciais ao organismo, sendo a única leguminosa que dispõe de proteína de alto valor biológico, bem como a isenção de colesterol, por ser um alimento de origem vegetal.

Em termos de comercialização, podemos encontrar a soja sobre diferentes formas, nomeadamente em farinha, em grão, desidratada/desidratada granulada, óleo de soja, molho de soja, proteína de soja, hambúrguer de soja, bebida de soja, etc.

A versatilidade dos diferentes formatos de soja existentes permite ter diversas aplicações culinárias, entre as quais destacamos:

  • Bolonhesa de soja;
  • Tofu à Brás;
  • Salada de fusili com grão de soja;
  • Creme de grão de soja;
  • Bolachas de soja;
  • Batido de frutas com bebida de soja.

Com todas estas características, aceite o desafio e integre este alimento riquíssimo na sua alimentação, beneficiando de todas as vantagens associadas a esta leguminosa tão única e interessante do ponto de vista nutricional e gastronómico.

A equipa Movimento 2020

Soja: toda a riqueza de uma leguminosa