Os sumos detox são, como o nome indica, sumos que sugerem ter a capacidade de serem desintoxicantes do organismo. São elaborados com base numa combinação de vários alimentos, em especial frutas, hortícolas crus, sementes e raízes.

As escolhas dos alimentos que integram os sumos detox baseiam-se nas suas propriedades nutricionais, isto é, por serem ricos em fibras, vitaminas (ricas em antioxidantes) e minerais. A apresentação em forma de sumo é uma alternativa ao consumo que tradicionalmente fazemos destes alimentos em sopas, saladas e legumes cozinhados.

Regra geral, uma das vantagens do seu consumo prende-se com o aumento, de forma simples e prática, do consumo de água, frutos e vegetais, e consequentemente, num maior aporte de fibra, vitaminas, minerais e de outros nutrientes. Podendo assim contribuir por exemplo, para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Tome ainda nota que, na sua preparação, os alimentos devem ser bem lavados.

Crianças, grávidas, diabéticos, pessoas com problemas renais ou gástricos ou a tomar anticoagulantes, deverão evitar o seu consumo, uma vez que podem ter consequências diretas na saúde. Por exemplo, algumas sementes (ex. goji), frutos (ex. mirtilos) ou hortícolas (ex. brócolos), por serem fontes de vitamina k podem interferir com a toma de alguns anticoagulantes, pelo que é importante solicitar orientação médica e nutricional para o fazer.

Patrícia Almeida Nunes, Nutricionista.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 064N. Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.
Autora do livro Uma Especialista em Nutrição no Supermercado.

Sumos Detox: energia e vitalidade em estado líquido