Com frequência se fala que devemos realizar uma alimentação rica em fibra devido aos seus benefícios. Este nutriente, que o organismo não consegue absorver, auxilia no controlo de patologias crónicas como a Diabetes, interfere na absorção de açúcares e gordura e é essencial para um trânsito intestinal saudável.

Estima-se que entre 12 a 19% da população portuguesa sofre de obstipação (prisão de ventre), sendo que a partir dos 65 anos esta percentagem pode aumentar para 30 a 40%. A obstipação pode trazer vários problemas gastrointestinais adicionais e impactar significativamente a qualidade de vida.

Sendo assim, além de comer bastante salada, legumes e sopa, o que pode fazer para aumentar o seu aporte de fibra diário? Aqui ficam algumas sugestões:

  • opte por batata nova/pequena para cozer e comer com casca;
  • utilize produtos integrais de qualidade, como por exemplo, arroz ou massa integrais;
  • não triture por completo a sopa;
  • prefira saladas ou coza pouco os vegetais (para não quebrar a fibra);
  • adicione com frequência sementes na salada, sopa, iogurte, arroz, salteados;
  • utilize frutos secos nos seus lanches ou adicione na salada ou salteados (com moderação);
  • realize ocasionalmente refeições vegetarianas ricas em vários vegetais;
  • faça gelatinas naturais com chia (adicione sementes de chia a sumo natural de fruta – ex: 1 colher de sopa de sementes de chia para o sumo de meia laranja).

Como vê, as opções são várias e para todos os gostos. Deixo-lhe um último conselho: para conseguir tirar todos os benefícios da fibra, deve acompanhar a alimentação rica em fibra com uma hidratação adequada. As duas juntas, são a combinação perfeita!

Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge.
Formadora e Nutricionista do Nutrihome. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0759N.

Truques e ideias para uma alimentação rica em fibra