Ponha a sua saúde em boas mãos:
as suas

Comer bem torna-se mais simples com a seleção azul

O Jumbo compromete-se a selecionar produtos em virtude da sua composição e qualidade nutricional. A seleção azul, a seleção de produtos que o ajuda a comer melhor.

Introdução

Porque a alimentação tem um forte impacto no bem-estar e na saúde, o Jumbo decidiu intervir e ajudá-lo criando a "seleção azul". A seleção azul é uma seleção de produtos cuja composição oferece os melhores valores nutricionais e ausência de ingredientes específicos que são objeto de alguma controvérsia. Com esta seleção estamos a identificar os produtos mais saudáveis dentro de cada necessidade.
Objetivo: Facilitar-lhe as compras através da localização visível, nos lineares das nossas lojas, dos produtos selecionados.

Um processo de seleção segundo o princípio do funil:

O Jumbo comparou as informações das embalagens dos produtos que comercializa e optou por destacar os produtos que não contêm Organismos Geneticamente Modificados (OGM), óleo de palma, gorduras hidrogenadas e trans, corantes azóicos, glutamatos e o edulcorante ciclamato – ingredientes frequentemente objeto de debate sobre o risco para a saúde humana em estudos e nos meios de comunicação.

O princípio da seleção foi construído em parceria com um grupo de especialistas internos e externos à empresa.

Após este filtro eliminatório, o produto mais saudável é também, e sobretudo, aquele que contém na sua informação obrigatória o melhor equilíbrio nutricional entre nutrientes benéficos para incluir na alimentação (proteínas) e nutrientes que quando consumidos em excesso são deletérios à saúde e, portanto, a minimizar na alimentação (açúcares, gorduras saturadas e sal); É portanto a composição e a qualidade nutricional dos produtos que mais influenciam a seleção azul.

Por fim, em caso de produtos semelhantes para uma necessidade de consumo, são os produtos que mostram um melhor perfil nutricional, visível através da sua declaração nutricional (fibras, vitaminas e minerais), os escolhidos.

A necessidade do consumidor como ponto de partida:

Ainda que todos os alimentos e ingredientes utilizados nos produtos alimentares comercializados nas nossas lojas sejam fiáveis (respeitando a regulamentação em vigor) nem todos os valores nutricionais são iguais. Deste modo, o Jumbo compara produtos que correspondem a uma necessidade do consumidor (identificando, por exemplo, as bolachas de água e sal mais saudáveis) e que podem ser considerados semelhantes.

Com a seleção azul, o Jumbo é o seu parceiro para facilitar a escolha quotidiana de produtos relativos ao benefício nutricional dos mesmos. Esta seleção será renovada periodicamente em função da evolução da oferta de produtos e da publicação de novos estudos.

A seleção azul não significa exclusão

A identificação dos produtos seleção azul nas nossas prateleiras não significa que os outros produtos não são bons ou que são maus. Todos os produtos vendidos no Jumbo são evidentemente fiáveis e respeitam as regulamentações em vigor.

FAQ

Não necessariamente. O princípio da seleção azul é baseado na composição e na qualidade nutricional do produto, para os produtos alimentares. Os critérios ecológicos não foram tidos em conta.

Atualmente, são excluídos deste trabalho os produtos destinados a fins específicos, como os produtos sem glúten, sem lactose, com esteróis vegetais e dirigidos a desportistas, ao não corresponderem às necessidades da maioria da população. Também a alimentação para bebés que requer exigências diferentes dos produtos padrão. Ainda, categorias de produtos alimentares com efeitos deletérios se consumidos em excesso como as bebidas alcoólicas e os refrigerantes.

Não necessariamente. O princípio da seleção azul é baseado na composição e na qualidade nutricional do produto, para os produtos alimentares. Os produtos seleção azul podem conter alergénios ou ser fonte de ingredientes que causam intolerâncias.

Não! A seleção azul baseia-se na composição e na qualidade nutricional do produto, a partir dos ingredientes disponíveis nas embalagens dos produtos. Os fornecedores não são consultados nem solicitados de nenhuma forma.

Em caso algum. Os produtos seleção azul são escolhidos objetivamente em função de critérios validados por um grupo de especialistas. A rentabilidade económica não intervém na escolha.

Para uma mesma necessidade o produto seleção azul será idêntico em todos os formatos de lojas.

Não, a lista de produtos seleção azul não está disponível nem por via web porque é adaptada diariamente à medida que novas categorias são trabalhadas. E sim, os critérios "gerais" da seleção estão disponíveis neste site (no texto acima).

O processo de atribuição do símbolo Vida Saudável, da seleção azul, baseia-se em informações objetivas presentes nas embalagens dos produtos, por isso acessíveis a todos. Os critérios utilizados são validados por um grupo de especialistas independentes. O sabor, a textura, o aroma, etc... não são tidos em conta. Os produtos escolhidos são então objetivamente selecionados pela sua composição e qualidade nutricional.