Ponha a sua saúde em boas mãos:
as suas

Comer bem torna-se mais simples com a seleção azul

O Jumbo compromete-se a selecionar produtos em virtude da sua composição e qualidade nutricional. A seleção azul, a seleção de produtos que o ajuda a comer melhor.

Introdução

Porque a alimentação tem um forte impacto no bem-estar e na saúde, o Jumbo decidiu intervir e ajudá-lo criando a "seleção azul". A seleção azul é uma seleção de produtos cuja composição oferece os melhores valores nutricionais e ausência de ingredientes específicos que são objeto de alguma controvérsia. Com esta seleção estamos a identificar os produtos mais saudáveis dentro de cada necessidade.
Objetivo: Facilitar-lhe as compras através da localização visível, nos lineares das nossas lojas, dos produtos selecionados.

Um processo de seleção segundo o princípio do funil:

O Jumbo comparou as informações das embalagens dos produtos que comercializa e optou por destacar os produtos que não contêm Organismos Geneticamente Modificados (OGM), óleo de palma, gorduras hidrogenadas e trans, corantes azóicos, glutamatos e o edulcorante ciclamato – ingredientes frequentemente objeto de debate sobre o risco para a saúde humana em estudos e nos meios de comunicação.

O princípio da seleção foi construído em parceria com um grupo de especialistas internos e externos à empresa.

Após este filtro eliminatório, o produto mais saudável é também, e sobretudo, aquele que contém na sua informação obrigatória o melhor equilíbrio nutricional entre nutrientes benéficos para incluir na alimentação (proteínas) e nutrientes que quando consumidos em excesso são deletérios à saúde e, portanto, a minimizar na alimentação (açúcares, gorduras saturadas e sal); É portanto a composição e a qualidade nutricional dos produtos que mais influenciam a seleção azul.

A necessidade do consumidor como ponto de partida:

Ainda que todos os alimentos e ingredientes utilizados nos produtos alimentares comercializados nas nossas lojas sejam fiáveis (respeitando a regulamentação em vigor) nem todos os valores nutricionais são iguais. Deste modo, o Jumbo compara produtos que correspondem a uma necessidade do consumidor (identificando, por exemplo, as bolachas de água e sal mais saudáveis) e que podem ser considerados semelhantes.

Com a seleção azul, o Jumbo é o seu parceiro para facilitar a escolha quotidiana de produtos relativos ao benefício nutricional dos mesmos. Esta seleção será renovada periodicamente em função da evolução da oferta de produtos e da publicação de novos estudos.

A seleção azul não significa exclusão

A identificação dos produtos seleção azul nas nossas prateleiras não significa que os outros produtos não são bons ou que são maus. Todos os produtos vendidos no Jumbo são evidentemente fiáveis e respeitam as regulamentações em vigor.

FAQ

Não necessariamente. O princípio da seleção azul é baseado na composição e na qualidade nutricional do produto, para os produtos alimentares. Os critérios ecológicos não foram tidos em conta.

Atualmente, são excluídos deste trabalho os produtos destinados a fins específicos, como os produtos sem glúten, sem lactose, com esteróis vegetais e dirigidos a desportistas, ao não corresponderem às necessidades da maioria da população. Também a alimentação para bebés que requer exigências diferentes dos produtos padrão. Ainda, categorias de produtos alimentares com efeitos deletérios se consumidos em excesso como as bebidas alcoólicas e os refrigerantes.

Não necessariamente. O princípio da seleção azul é baseado na composição e na qualidade nutricional do produto, para os produtos alimentares. Os produtos seleção azul podem conter alergénios ou ser fonte de ingredientes que causam intolerâncias.

Não! A seleção azul baseia-se na composição e na qualidade nutricional do produto, a partir dos ingredientes disponíveis nas embalagens dos produtos. Os fornecedores não são consultados nem solicitados de nenhuma forma.

Em caso algum. Os produtos seleção azul são escolhidos objetivamente em função de critérios validados por um grupo de especialistas. A rentabilidade económica não intervém na escolha.

Para uma mesma necessidade o produto seleção azul será idêntico em todos os formatos de lojas.

Não, a lista de produtos seleção azul não está disponível nem por via web porque é adaptada diariamente à medida que novas categorias são trabalhadas. E sim, os critérios "gerais" da seleção estão disponíveis neste site (no texto acima).

O processo de atribuição do símbolo Vida Saudável, da seleção azul, baseia-se em informações objetivas presentes nas embalagens dos produtos, por isso acessíveis a todos. Os critérios utilizados são validados por um grupo de especialistas independentes. O sabor, a textura, o aroma, etc... não são tidos em conta. Os produtos escolhidos são então objetivamente selecionados pela sua composição e qualidade nutricional.

Sim, existem categorias de produtos que pela sua especificidade ou ausência de declaração nutricional foram selecionadas de uma forma diferente. São exemplos as categorias da água, azeite, peixe fresco, carne fresca, ovos e frutas e verduras frescas. Esta forma de seleção foi decidida pelo Colégio de Especialistas do Programa Vida Saudável.

- Águas: opção pelas águas minerais naturais e de nascente (as únicas que não têm tratamento químico ou introdução de aditivos, pelo facto de ser manifestamente proibido nestas categorias). As águas minerais carbonatadas ou com gás têm normalmente um resíduo seco (constituição mineral mais forte e nomeadamente em sódio) muito elevado, o que poderá de alguma forma estar associado a uma água que não deve ser frequentemente consumida por hipertensos; e as águas aromatizadas possuem aditivos; sendo assim estas águas foram excluídas.

- Azeites: foram assinalados todos os Azeites Virgem e Virgem Extra, pelo facto de terem declaradamente um melhor perfil nutricional (maior teor em polifenóis), corroborado por inúmeros artigos científicos. O azeite refinado não foi selecionado porque passa por um processo químico industrial (o mesmo que produz os óleos de semente), sendo porém, ainda assim, muito mais saudável do que qualquer outra gordura vegetal.

- Ovos: opção pelos ovos de galinhas criadas ao ar livre, biológicos, e enriquecidos em ómega 3, tendo sido classificados aqueles que reúnem um ou mais destes critérios.

- Frutas e Verduras: opção pelos artigos assinalados com a etiqueta Vida Auchan pelos critérios específicos da sua seleção (rastreabilidade garantida, maior controlo de qualidade, entre outros). De qualquer forma, todas as Frutas e Verduras frescas são consideradas saudáveis.

- Peixaria: sendo que todo o peixe fresco é geralmente considerado saudável, optou-se pelos artigos que têm Comprovativo de Compra em Lota (CCL) pela rastreabilidade garantida pelo sistema Docapesca- Portos e Lotas, S.A e pelo facto de ser pescado local (mais sustentável);

Exclusões específicas: foi excluído pescado específico por risco de contaminação por metais pesados ou biotoxinas marinhas ou microrganismos patogénicos (por exemplo: atum, espadarte, peixe-espada preto); o bacalhau salgado seco foi excluído devido ao seu elevado teor em sal.

- Talho: opção pelas carnes brancas, aves e coelho, assinalados com a etiqueta Vida Auchan. Foram selecionadas as carnes brancas pela sua constituição inferior em gordura e Vida Auchan pela rastreabilidade garantida (produção sujeita a rigoroso caderno de encargos valorizador da produção sustentável, bem-estar animal, etc.).

- Ervas aromáticas: foram selecionadas todas as ervas aromáticas frescas, secas e congeladas naturais, pela indicação da sua utilização em detrimento do sal, conferindo sabor e reduzindo o consumo de sódio.

- Sumos: foram caracterizados todos os sumos com utilização de fruta ou hortícolas frescos, concentrados ou em polpa, apenas com adição de vitamina C, ácido ascórbico e ervas aromáticas naturais. Foram excluídos sumos e outras bebidas com adição de açúcar, xaropes, adoçantes, cereais, sementes e outros.

- Frutos secos: foram selecionados todos os frutos secos naturais: amendoim, caju, amêndoa, avelã e outros. Foram excluídos os frutos secos fritos, com adição de açúcar e gordura e as misturas que incluem fruta seca (como passas, alperce seco ou outros) pelo seu elevado teor em açúcar. Os frutos secos naturais consumidos em moderação são, na generalidade, fontes de proteína vegetal, fibra, vitaminas e gordura insaturada (como o ácido gordo ómega 3).

- Sementes: foram consideradas todas as sementes naturais (tais como como chia, linhaça, sementes de abóbora, sésamo, entre outras) pelas suas características nutricionais benéficas, sendo na sua generalidade fontes de proteína, fibra, gordura insaturada como (como o ácido gordo ómega 3).